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Claro faz ajustes finais para lançar 3G; subsídios seguem no negócio
Com a rede de terceira geração (3G) que está prestes a inaugurar, a Claro quer se armar para competir com as concessionárias fixas na oferta de banda larga. A data de lançamento ainda está envolta de mistério.
A sinalização é de que o início das operações pode se dar em semanas ou até mesmo dias. Mas uma coisa é certa: a operadora de telefonia celular está nos ajustes finais para colocar no mercado sua nova tecnologia. E usará a política de subsídios para alavancar suas vendas.
A aposta do presidente da Claro, João Cox, é a de que o uso desta nova plataforma não só dará às operadoras móveis uma posição de destaque no mercado de internet rápida, como também provocará "o mesmo efeito social" gerado com os celulares pré-pagos. "Até o advento da privatização, o celular era coisa de rico. Depois do fenômeno pré-pago, passou a figurar entre as classes de menor poder aquisitivo, abrindo a estas pessoas o acesso à comunicação", afirmou. Na avaliação do executivo, a disseminação do 3G vai preencher a lacuna na cobertura de banda larga, já que "apenas 280 cidades no Brasil tem internet rápida e só 2% delas possui velocidade acima de 1 Mbps".
Para se firmar neste novo negócio, a Claro continuará lançando mão dos subsídios que hoje fomentam a venda de aparelhos celulares. "Não é a tecnologia que vai mudar o modelo de negócios", resumiu o diretor de Serviços de Valor Agregado da Claro, Marco Quatorze. A operadora também deve criar diferentes pacotes de serviços para incentivar a comercialização e acredita que esta estratégia pode dar ao assinante mais flexibilidade no pagamento de suas contas.
Em encontro com jornalistas brasileiros em Londres, realizado na semana passada pela Claro e Qualcomm para mostrar como funciona na Inglaterra esta "realidade que está chegando ao Brasil", Quatorze disse que, além de trabalhar com celulares adaptados à tecnologia 3G, a Claro vai vender um modem USB para acesso sem fio de computadores à internet. O modem também funcionará na plataforma 2G, de modo a contornar situações em que não houver sinal, e permitirá ao usuário fazer chamadas telefônicas pelo computador. Em uma das apresentações feitas em Londres, o presidente da Ericsson no Brasil, Johan Wibergh, comentou que, na Europa, o produto mais vendido nos últimos tempos não foi o celular, mas o modem que faz a conexão à internet. Ao citar que são fabricados, mundialmente, cerca de um bilhão de celulares, contra uma média de 200 milhões de televisores e de computadores pessoais, o executivo concluiu que a tendência é que a maioria das pessoas passe a entrar na grande rede por meio de dispositivos do terminal móvel. A velocidade comercial que a rede HSDPA da Claro deve alcançar, segundo Quatorze e Cox, deve ficar "na fronteira" dos 3,6 e 7,2 Mbps. "É o estado da arte. Queremos oferecer o que há de melhor", destacou o presidente da Claro. A empresa vai instalar sua rede de terceira geração na freqüência de 850 MHz, pois tem sobra de espectro nesta banda. Mesmo se antecipando ao leilão de faixas da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), previsto para ocorrer até o fim deste ano, Cox reiterou que participará, sim, da licitação de outorgas para operar 3G em 2,1 MHz. Sem revelar detalhes sobre o plano de negócios que norteará o lançamento da sua rede 3G, Marco Quatorze disse esperar que o acesso à internet pela rede móvel represente um importante substituto da banda larga das fixas já em 2008. "Vamos conquistar os clientes que precisam trabalhar com mobilidade", observou.
O presidente da Qualcomm, Marco Aurélio Rodrigues, é mais comedido em sua assertiva e prefere não utilizar o termo "substituto". Ele acha que, assim como ocorreu em outras situações do mercado de telecomunicações, essa tecnologia vai se somar àquelas hoje disponíveis no mercado. Contudo, segundo ele, o recurso a ser oferecido pela telefonia móvel tende a ser "predominante", a julgar pelo movimento que vem se consolidando no exterior.
Estudo da Wireless Intelligence para o segundo trimestre de 2007 mostra que 174 operadoras em 78 países utilizam o padrão UMTS (WCDMA release 99, cuja velocidade média é de 200 kbps a 300 kbps). A tecnologia HSDPA, que será implantada pela Claro, está presente em 63 países e é adotada por 128 operadoras. Os padrões tecnológicos vêm do tronco CDMA, cujas derivações EV-DO e CDMA2000, usadas pela operadora móvel Vivo, já eram consideradas pela União Internacional de Telecomunicações (UIT) como sendo de terceira geração. Por permitir maior velocidade no tráfego de dados, os principais serviços que a tecnologia 3G tem despertado no mundo são vídeos no celular (videochamada, televisão pela internet, vídeo sob demanda), banda larga móvel (download de músicas e vídeos inteiros), mapas online e jogos. Com o avanço da tecnologia e a produção em maior escala, a expectativa é de que o barateamento de preços dos terminais munidos com esta tecnologia seja tão rápido quanto o visto na Europa, quando a tecnologia 3G foi lançada em 2003, mas ainda está evoluindo e experimentando novos saltos. A repórter viajou a convite da Claro e da Qualcomm.
http://ultimosegundo.ig.com.b[....]guem_no_neg243cio_1008993.html
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Posted: 2007-09-18 18:23:08
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Vivo pode completar sua cobertura em leilão promovido hoje pela Anatel
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) recebe, na manhã desta terça-feira (18/09), as propostas das operadoras interessadas em adquirir novas faixas de freqüência de telefonia celular disponíveis em todo o território nacional.
A maior interessada no leilão é a Vivo, que poderá completar a cobertura nacional com o espectro oferecido. A companhia anunciou acordo recentemente para adquirir o controle da Telemig Celular, com a qual agrega um estado importante na sua cobertura, mas o negócio será feito em etapas e ainda não teve autorização da Anatel.
A Vivo ainda não tem licença para atuar em seis estados do Nordeste, de Alagoas a Piauí e, por isso, também poderá adquirir faixas nessa região. Outras operadoras, no entanto, diante do crescimento do mercado nos últimos anos, podem ter interesse em ampliar suas faixas para acomodar novos serviços e uma base ainda maior de clientes.
A Anatel vai vender 105 lotes em 28 áreas de prestação que, no total, abrangem a oferta de faixas de radiofreqüências em todo o território nacional. De acordo com o edital, as faixas serão utilizadas tanto para a extensão da oferta de serviço pelos atuais prestadores como também para a entrada de novas empresas no mercado de telefonia celular.
Os preços mínimos estabelecidos variam de 9,3 mil reais - lotes correspondentes à área de prestação 25, que abrange o município de Paranaíba, no Mato Grosso do Sul - a 106,4 milhões de reais - lote correspondente à área de prestação 16, que abrange a área de concessão da Telemar.
As operadoras que adquirirem faixas hoje, no entanto, só poderão utilizá-las depois do leilão de terceira geração, previsto para ocorrer até o final deste ano. As propostas entregues hoje só serão abertas no dia 25 deste mês. Por isso, as vencedoras ainda não serão conhecidas nesta semana.
Fonte:
http://computerworld.uol.com.[....]noticia.2007-09-18.0462734679/
Novas licenças da Vivo no Brasil são "positivas" para a PT
A operadora Vivo concorreu a novas licenças no Brasil em seis estados do nordeste brasileiro. O BPI considera que é uma decisão "positiva" para a Portugal Telecom (PT) e para a Telefónica, já que a Vivo deixa, assim, de pagar os custos de "roaming" para estas regiões.
De acordo com a edição de hoje do "Diário Económico", a Vivo concorreu a novas licenças no Brasil em seis estados do nordeste do país: Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas. Termina hoje o prazo dado pelo regulador para que as operadoras façam as suas propostas e a decisão deverá ser conhecida no final do ano.
O analista do BPI, Ricardo Pimentel Seara, considera que esta é uma notícia positiva para a PT e para a Telefónica. Caso a Vivo ganhe estas licenças, deixará de ter que pagar os custos de "roaming" para estes seis estados, justifica o analista.
O BPI recorda que a Vivo anunciou um acordo para adquirir a Teleming e a Amazónia Celular, de forma a aumentar a sua cobertura e a sua quota de mercado em Minas Gerais e no Amazonas.
Ricardo Pimentel Seara prevê ainda que a Telefónica deverá investir um total de 6,3 mil milhões de euros no mercado fixo e móvel do Brasil até 2010.
O BPI manteve a recomendação de "manter" para a PT com um preço alvo de 10,55 euros.
As acções da PT [Cot] recuam 0,6% para os 9,92 euros.
Fonte:
http://www.negocios.pt/defaul[....]nt_Empresas&CpContentId=302530
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Posted: 2007-09-18 18:39:45
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Base celular do país cresce 2,2% em agosto ante julho
SÃO PAULO (Reuters) - A indústria de telefonia celular brasileira registrou um crescimento de 2,2 por cento em sua base de linhas em uso em agosto na comparação com julho, segundo dados preliminares informados pelas operadoras à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
O mês passado somava 110.929.896 linhas celulares em serviço, um avanço frente às 108.519.664 linhas funcionando em julho, que registrou a maior adição líquida de usuários na base para o mês em relação aos cinco anos anteriores.
Na comparação com agosto de 2006, o aumento do mês passado foi de 16,9 por cento.
Nos primeiros oito meses do ano, foram adicionadas à base brasileira cerca de 11 milhões de linhas, ante 8,7 milhões um ano antes, um crescimento de 26,43 por cento.
http://br.today.reuters.com/n[....]-TELECOM-ANATEL-AGOSTO-POL.XML
Anatel deve decidir caso Telefónica/Telecom Italia em outubro
SÃO PAULO (Reuters) - A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) deve tomar uma decisão sobre a entrada da Telefónica no grupo de controle da Telecom Italia somente em outubro, quando o conselho diretor da autarquia estará completo, informou nesta quinta-feira uma publicação especializada.
Segundo o boletim "tele.síntese Análise", que citou como fonte um dirigente da agência, a operação só pode ser decidida com a presença em Brasília de todos os cinco membros do conselho diretor. A publicação informa que isso ocorreria a partir de 8 de outubro.
A Anatel, por meio da assessoria de imprensa, evitou confirmar essa data. Informou apenas que dois conselheiros estão temporariamente ausentes.
José Leite Pereira Filho viaja a serviço da agência. Após a viagem, ele deve entrar em um período de férias, regressando às atividades na agência em 8 de outubro. Já o conselheiro Plínio Aguiar regressará às funções na autarquia apenas em 15 de outubro, também após período de férias.
Assim, de acordo com as informações da Anatel, o conselho diretor somente estará completo em meados de outubro. Como a reunião semanal da principal instância decisória da agência acontece todas as quartas-feiras, o encontro seguinte seria em 17 de outubro.
Caso o assunto entre logo em pauta, ainda poderá sofrer adiamentos porque um dos conselheiros pode pedir para avaliar a documentação do caso, informou a assessoria da Anatel.
A Telefónica e um grupo de investidores compraram o controle da Telecom Italia em abril. O assunto precisa passar pela Anatel porque ambas as companhias operam serviços de telefonia celular no Brasil --Vivo e TIM --, que se sobrepõem em várias áreas. A legislação não permite que isso ocorra sob o comando de um mesmo grupo acionário.
Quanto mais a Anatel demorar para analisar a mudança de controle da companhia italiana, mais a Telefónica e seus sócios demorarão para pagar a Pirelli pela participação comprada.
O assunto chegou a entrar na pauta da Anatel em 30 de agosto, mas foi retirado para aprofundamento de análise da operação e também por uma ação judicial da operadora celular Claro, que pedia para ver a documentação da mudança de controle da Telecom Italia.
A Claro, terceira maior operadora de celular do Brasil, é controlada pela América Móvil, que, com a Telmex e a AT&T, fez uma proposta pela Telecom Italia este ano, depois de ter tentado comprar a TIM no Brasil em 2006.
http://br.today.reuters.com/n[....]TEFTLIT-POL.XML&archived=False
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Posted: 2007-09-18 18:46:24
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Campanha do Sony Ericsson W580i. Exclusivo da Claro
Vídeo:
http://br.youtube.com/watch?v=71vJ_k2MR14
O novo aparelho Sony W580 foi a inspiração para o novo filme "Shake " para a Claro.
Ele mostra pessoas dançando em vários ambientes e momentos diferentes , embalados por uma trilha criada especialmente pela produtora de som Tesis e que estará disponível para download nos celulares da operadora.
Por um mês, esse celular será exclusividade da Claro e será vendido na cor preta. A grande novidade do W580 é a função Shake, um sistema de troca de música que é acionado pelo balanço do corpo. Além disso, tem walkman com grande capacidade de armazenamento de música e, para quem gosta de corrida, o aparelho marca a velocidade média da corrida, quantos passos foram dados e quantas calorias a pessoa perdeu. Possui, ainda, câmera de 2 megapixels e track ID, que capta qualquer música que esteja sendo tocada (em outros aparelhos), busca na internet e passa o nome do cantor e do álbum.
O filme será exibido na TV Bandeirantes, Record, Rede TV!, SBT , Show Business e Giro News e terá versão de 30". A direção de criação é de Fabio Fernandes e Eduardo Lima com criação de Eduardo Lima, Ricardo Jones, Airton Carmignani e João Linneu.
Vídeo:
http://br.youtube.com/watch?v=71vJ_k2MR14[ This Message was edited by: Claro on 2007-09-19 01:52 ]
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Posted: 2007-09-19 02:47:20
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Lançamentos de Smartphones Claro
BlackBerry Curve 8300
> Alarme
> Alerta Vibratório
> Aparelho Smartphone
> Aplicativos Java
> Bluetooth
> Calculadora
> Calendário
> Comando de Voz
> Compatível com Word, Excel e PowerPoint
> Câmera Integrada - 2.0 Megapixels
> Display Colorido
> EDGE
> Edita Documentos em Word e Excel
> Flash integrado à câmera
> GPRS
> Gravador de Voz
> Hits Polifônicos
> Jogos
> Lembretes
> MMS - Mensagem Multimídia
> MP3 Player
> Mouse Trackball
> Music Hits (Hits MP3)
> Navegador Internet HTML/WAP
> Papel de Parede
> SMS - Torpedo
> Sistema Operacional BlackBerry
> Teclado Qwerty
> Viva Voz Integrado
> Vídeo Download
> WAP 2.0
> Zoom
Claro estréia novo BlackBerry 8800 com GPS
SÃO PAULO - A Claro iniciou as vendas, no Brasil, do BlackBerry 8800. O aparelho da RIM é o primeiro da marca com navegador GPS vendido no país.
O BlackBerry 8800 é o quinto novo modelo que a operadora do grupo Telmex traz para o país este ano.
Outros quatro modelos foram revelados no primeiro semestre de 2007. Segundo a telecom, a grande quantidade de estréias deve-se ao fato do mercado de PDAs e smartphones estar muito aquecido no país.
A Claro explica que só no primeiro semestre deste ano as vendas de smartphones em lojas da marca cresceram 500% em relação ao mesmo período do ano passado.
A principal novidade do modelo 8800 é o fato de ele integrar um chip GPS. O dispositivo permite apontar sua posição e fornecer suporte para diversos aplicativos e serviços baseados em localização, entre eles o BlackBerry Maps e Google Maps, que fornece instruções para navegação.
Com capacidade de rastrear a rota via GPS, o BlackBerry Maps se integra ainda a outros aplicativos BlackBerry, que possibilitam aos usuários gerar mapas com base em um endereço no BlackBerry Address Book e enviar mapas por e-mail.
O modelo 800 tem teclado QWERTY completo, usa sistema de navegação com tecla de rolagem (trackball) e tem entrada para cartão de memória expansível microSD. O BlackBerry 8800 chega ao Brasil habilitado para quadri-band GSM/GPRS/EDGE e possui Bluetooth 2.0. Inicialmente, a Claro venderá o aparelho somente para o setor corporativo.
http://info.abril.com.br/aberto/infonews/092007/20092007-20.shl[ This Message was edited by: Claro on 2007-09-20 22:38 ]
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Posted: 2007-09-20 23:34:23
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Modems para acesso à internet sem fio da Claro
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Marca: Informat | Modelo: Modem USB G24
Site do Fabricante:
www.informattechnology.com.br
O G24 é o mais novo módulo GSM/GPRS da Motorola, focado em transmissão de dados e voz para o mercado de comunicações. De tamanho reduzido, este módulo é projetado para facilitar de forma rápida e simples a integração com outros produtos OEM. O módulo G24 é ideal para o mercado automotivo, de segurança, industrial, entregas, terminais hand helds, telemetria, entre outros.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Marca: Telsec | Modelo: Modem Telsec SCWi275u
Site do Fabricante:
www.telsec.com.br
Especificações Gerais:
GPRS
Freqüência: Twin Dual Band, GSM 900/1800 MHz; GSM 850/1900MHz
Redes: GSM 850 0.8 W, E-GSM 2W, GSM 1800 1W, GSM 1900 1W
Compressão: MNP 5 & V.42bis
Data Standarts: GPRS Classe B / Classe 8 multi-slot (4 down / up / 5 por quadro) até 64 Kbps
Correção de erros: End to End MNP 2-4, LAPM (V.42) & RPL
SIM Card support: 3V / 1.8 V
Aplicações: Internet, E-mail, Fax (via internet)
GSM / ISDN: de acordo com V.110
Requesitos do sistema: Windows XP/2000/ME/98SE e 30MB livres no HD
Consumo de energia no GPRS: Standby 20mA, Media 300 mA, Maxima 460 mA
WIFI
Conformidade: IEEE 802.11b/11 Mbps
Arquitetura da rede: suporta ambas ad-hoc (peer to peer sem AP) e mode de infraestrutura (comunicação com redes de
cabos via AP com roaming)
Alarme de freqüência: 2.400 ~ 2.4835 GHz (banda industrial, científica e médica)
Modulação: CCK @ 11/5.5 Mbps, QPSK @ 2Mbps, BPSK @ 1 Mbps
Tecnologia de rádio: Direct Sequence Spread Spectrum (DSSS)
Segurança: 64/128 Bits Web Data Encryption
Voltagem de operação: DC 5V
Consumo de energia: transmite menos do que 450 mA, recebe menos do que 290mA
Potência de transmissão: 18 dbm
Sensibilidade de recepção: -84 dbm @ 11Mbps, -87 dbm @ 5.5 Mbps, -90 dbm @ 2Mbps, - 92dbm @ 1Mbps
Antena: Antena integral
Alcance de cobertura: Espaço aberto 100m ~ 400m
Espaço indoor 30m ~ 100m
LED's: link, atividade
* Opcional: 128/256/512 MB NAND Flash.
Porta de rede: USB 1.1 tipo A
Peso: 33 gramas
Dimensões (L x A x C) 75 mm x 37 mm x 14.5 mm
Voltagem de entrada: USB 5 v
Equipamento de carga: Não necessita
Temperatura operacional: -10 ~55 C
Umidade: 0-95% (não condensada)
Certificações: ANATEL, CE, FCC, GCF, CC ,WHQL, WIFI
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Marca: Telsec | Modelo: Modem Telsec TS-9989
Site do Fabricante:
www.telsec.com.br
Especificações Gerais:
• Quad-Band GSM 850/900/1800/1900 MHz
• EDGE (E-GPRS) Multislot class 10
• GPRS Multislot class 12
• GSM release 99
• Potencia de saída:
– class 4 (2 W) for EGSM850
– class 4 (2 W) for EGSM900
– class 1 (1 W) for GSM1800
– class 1 (1 W) for GSM1900
• AT commands Hayes GSM 07.05 and GSM 07.07
• AT commands for RIL compatibility (RIL/NDIS)
• TCP/IP stack access via AT commands
• SIM application toolkit (SAT Release 99)
• Range de alimentacao 3.2 – 4.5 V
• Tensão recomendável de alimentacao: 3.8 +/- 0.2 V
• Dimensoes: 64 x 40 x 13 mm
• Peso : • Temperatura ambiente : –30 ºC … +65 ºC
• Auto switch-off em +75 ºC
Drivers
• NDIS/RIL software for Microsoft® Windows® Mobile™ based devices
Especificações para fax:
• Grupo 3, classe 1
Especificações de dados EDGE (E-GPRS):
• Multislot class10 Transferência de Dados: ate 216kbps (dependente da operadora )
• Modulação e forma de codificação MCS 1– 9
• Estação Movel class B
Especificações de dados (GPRS):
• Multislot class 12
• Suporte Full PBCCH
• Estação Móvel classe B
• Codificação 1– 4
Especificações de SMS:
• Via GSM ou GPRS
• Ponto-a-ponto MO e MT
• Modo Texto e PDU
• SMS cell broadcast
Especificações de voz:
• Half rate (HR)
• Full rate (FR)
• Enhanced full rate (EFR)
• Adaptive multi rate (AMR)
• Basic hands free operation:
– Echo cancellation
- Noise reduction
Interfaces:
• Velocidade compatível com USB 2.0 full
• Headset jack
• Interface SIM card
• Interface Single antenna
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Marca: AirModem | Modelo: AirModem USB
Site do Fabricante:
www.opticom.com.br
Especificações Gerais:
- Modem/Telefone Celular
- Sua solução de voz, dados e Internet via rede celular
- Tecnologia GSM/GPRS. Transforme o seu computador num telefone celular
- Conecte-se e navegue na Internet. Acesse arquivos corporativos
- Envie e receba e-mails e SMS
Simplicidade
O AirMODEM GSM/GPRS USB é fornecido com software de fácil instalação, configuração e utilização. O seu uso permite o acesso à Internet , enviar e receber e-mails e SMS, acessar arquivos e bases de dados corporativos, além de fazer ligações de voz como um telefone celular.
Compatibilidade
Projetado para computadores e notebooks no padrão Windows equipados com interface USB 1.1.
Conectividade com tecnologia GSM/GPRS
Fornecendo conexão à Internet com velocidade de até 43,2 kbps e suporte a chamadas de voz.
Portabilidade
Leve (63g) e compacto (93 x 64 x 12mm), pode ser anexado ao notebook com pequenos Velcros inclusos, permitindo acesso à Internet de qualquer lugar com cobertura GSM/GPRS.
Recursos do Modem:
- Padrão GPRS multi-slots classe 2, proporcionando taxas de transferência de dados de até 43,2 kbps.
- Suporte a circuito de comutação de pacotes (CSD) na rede GSM, à taxa de 14,4 kbps.
- Suporte a mensagens SMS.
- Antena embutida.
- Não precisa de bateria ou adaptador AC.
Requisitos Mínimos de Sistema:
- PC ou notebook com processador compatível com Intel.
- Sistemas Operacionais: Windows 98 / ME / 2000 / XP.
- RAM de 32 MB para Windows 98 / ME e 64 MB para os demais.
- Espaço no disco rígido: 15 MB.
- Porta USB 1.1.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Confira essas informações em
www.claroideias.com.br > Serviços para o seu celular e escolha um dos fabricantes e modelos informados acima.
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Posted: 2007-09-21 00:31:51
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Oi vence leilão e entra na telefonia celular de São Paulo
O grupo Oi, ex-Telemar, venceu leilão nesta terça-feira e ganhou o direito de operar em São Paulo, principal mercado da Vivo, empresa líder do setor de telefonia celular no país. Com o resultado, o Estado passará a ter cinco empresas prestadoras de serviço. Além de Oi e Vivo, há ainda TIM, Claro e Unicel --esta última arrematou a licença para a área metropolitana de São Paulo em fevereiro, por R$ 93,8 milhões, mas ainda não iniciou suas operações.
A Vivo, por sua vez, venceu dois leilões importantes. O primeiro permitirá à empresa aumentar a cobertura a partir da tecnologia CDMA, área que recebeu mais investimentos da Vivo até hoje, e o segundo colocará a Vivo em seis Estados do Nordeste (leia mais abaixo). Ao todo, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) licita nesta terça-feira 150 lotes de freqüência distribuídos por todo o país.
A Oi pagou R$ 80,55 milhões por uma freqüência para operação da chamada segunda geração de telefonia --é a utilizada atualmente pelas operadoras do setor-- em todo o Estado de São Paulo, incluindo a capital. Além deste, a Oi também adquiriu uma freqüência específica para a região de Franca (interior paulista), por R$ 1,55 milhão.
Quarta maior empresa de telefonia celular do país, a Oi detém cerca de 13% do mercado, segundo último balanço da Anatel, ficando atrás da Vivo (28,35%), TIM (25,78%) e Claro (24,67%). Telemig Celular e Brasil Telecom ocupam, respectivamente, o quinto e sexto lugar do mercado com 4,48% e 3,54% de participação.
Mais cedo, a Oi já havia vencido uma leilão de freqüências de celular para o interior de São Paulo, mas a agência suspendeu o resultado a pedido da Unicel, que também participava da disputa amparada por uma liminar.
Durante o leilão, a Anatel conseguiu derrubar a liminar na Justiça federal e desabilitou a Unicel. A empresa, porém, recorreu da decisão. A Oi pagaria R$ 42,39 milhões pelas freqüências, que excluíam a região de Franca (operada pela CTBC).
Vivo
A Vivo, por sua vez, arrematou no início da tarde oito lotes de freqüência para operar em mais cidades do interior e na capital de São Paulo, além de freqüências para os Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina.
Esses lotes são estratégicos para a Vivo porque permitirão à empresa aumentar a oferta com a tecnologia CDMA, a principal da operadora hoje --a Vivo é a única que ainda usa CDMA no Brasil. A companhia entrou no mercado de GSM, tecnologia alternativa usada pelas demais companhias, apenas neste ano.
Em um segundo leilão, a Vivo arrematou por R$ 13,11 milhões freqüências para operar em seis Estados do Nordeste (Alagoas, Ceará, Paraíba, Piauí, Pernambuco e Rio Grande do Norte). Com isso, a empresa passa a ter cobertura nacional --a TIM já atuava em todo o país.
A tecnologia GSM (Global System for Mobile Communications, ou Sistema Global para Comunicações Móveis) é o padrão mais utilizado em telefones celulares no mundo --permite equipamentos a custos menores devido à grande escala internacional.
O padrão americano CDMA, menos usado, é o principal concorrente da GSM. Segundo a Vivo pelo padrão CDMA a empresa hoje cobre 2.295 municípios.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u331317.shtml
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Claro vence leilão para operar em Londrina por R$ 5,8 mi
A Claro venceu hoje o lote mais disputado até agora no leilão de sobras de freqüência do Serviço Móvel Pessoal (SMP). Com ágio superior a 1.000%, a R$ 5,8 milhões, ela levou o lote 16, que corresponde à região de Londrina (PR). O preço mínimo era de R$ 438 mil.Vivo e Claro mantiveram um duelo com mais de duas horas de duração e cerca de 30 lances. Até agora, este foi o primeiro arremate da Claro, tido como fundamental para a operadora, que não atua nesta área de prestação de serviço.Por ora, a Oi levou quatro lotes. Porém, um deles está em análise pela comissão de licitação, já que a Unicel entrou com recurso contra a decisão da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) de inabilitá-la, o que acabou por suspender o resultado deste leilão.A Vivo, por sua vez, adquiriu os lotes que vão do 8 ao 15. Todos esses lotes referem-se à banda L, que possui grande potencial de interferência na banda J, uma das faixas destinadas à tecnologia de terceira geração (3G) na telefonia celular, cujo leilão deve acontecer até o fim deste ano.
http://portalexame.abril.com.br/ae/negocio/m0139356.html
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Vivo arremata freqüências para operar em todo o Nordeste
A operadora de telefonia celular Vivo, líder no país, arrematou hoje, durante leilão na Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), freqüências para operar em seis Estados do Nordeste. Com isso, a empresa passa a ter cobertura nacional --a TIM, segundo maior operadora brasileira, já atuava em todo o país.
A Vivo pagou R$ 13,11 milhões pelas freqüências que permitem operar Alagoas, Ceará, Paraíba, Piauí, Pernambuco e Rio Grande do Norte.
A Vivo foi a única a apresentar proposta para o lote, já que tais freqüências são próprias para a operação da chamada tecnologia CDMA, a principal da Vivo. Todas as outras operadoras do país usam a tecnologia GSM, a mais disseminada no mundo.
Estréia
Também hoje, o grupo Oi (ex-Telemar) venceu leilão e ganhou o direito de operar em São Paulo. A empresa pagou R$ 80,55 milhões por uma freqüência para operar em todo o Estado de São Paulo, incluindo a capital. Além desta, a Oi também adquiriu uma freqüência específica para a região de Franca (interior paulista), por R$ 1,55 milhão.
Quarta maior empresa de telefonia celular do país, a Oi detém cerca de 13% do mercado, segundo último balanço da Anatel, ficando atrás da Vivo (28,35%), TIM (25,78%) e Claro (24,67%). Telemig Celular e Brasil Telecom ocupam, respectivamente, o quinto e sexto lugar do mercado com 4,48% e 3,54% de participação.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u331357.shtml[ This Message was edited by: Claro on 2007-09-25 21:23 ]
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Posted: 2007-09-25 22:20:53
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Claro busca assumir a liderança no estado da Bahia
A Claro trabalha para assumir, em 2008, a liderança na Bahia, no ranking do número de clientes. A operadora, que pertence ao homem mais rico do mundo – Carlos Slim –, sempre teve planos audaciosos. Foi com a mesma ousadia que atingiu, em pouco mais de três anos de atuação, a segunda colocação. Atualmente, conta com 1,527 milhão de usuários no estado, ou 24,77% do mercado.
“Esta rapidez na conquista dos clientes ocorreu em função da conjunção de diversos fatores. Ampliamos a cobertura de forma muito rápida, focamos a rede de distribuição e fomos agressivos nas ofertas e serviços, sempre trazendo inovações”, afirmou o diretor regional para a Bahia e Sergipe, Randolpho Tostes.
A cobertura da Claro foi iniciada em 62 municípios baianos. Hoje, o sinal já chega a 145 municípios, que representam 71% da população. “Temos um plano de expansão significativo para o próximo ano”, anunciou Tostes. Mas, segundo ele, com a alta densidade em Salvador, a capital baiana continuará tendo forte representação no plano estratégico da empresa.
O atual presidente nacional da Claro, João Cox, é formado em economia pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), e tem especialização em economia pela Université du Quebec à Montreal e CPS pela Oxford University. Ele não nasceu, mas praticamente se naturalizou no estado onde começou sua carreira profissional, como economista da Secretaria Estadual da Indústria, Comércio e Mineração (SICM) do governo baiano, de onde depois seguiu para o Desenbanco, hoje Desenbahia, trabalhando como analista.
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Vivo aposta na tecnologia GSM
A Vivo aposta na tecnologia GSM, disponibilizada pela operadora a partir deste ano, para manter sua liderança em nível nacional. Atuando no Nordeste apenas na Bahia, Sergipe e Maranhão, a empresa, que pertence aos grupos Portugal Telecom e Telefônica, prepara-se para entrar no restante do mercado da região e consolidar a presença em todo o país. Na Bahia, a Vivo está presente em 202 municípios e conta com uma rede de 17 lojas próprias e 205 revendas parceiras.
O diretor regional, Eduardo Valdez, afirmou que a operadora está tendo resultados acima do esperado com a nova tecnologia. “Recuperamos as vendas nos últimos três meses, e continuamos sendo a líder em qualidade de serviços”, citou. Ele informou que a Vivo está investindo “fortemente” no interior do estado, com destaque para a região oeste, onde a empresa é líder no estado.
A Vivo também tem apostado em diferenciais para conquistar clientela. Recentemente, lançou um serviço de conexão em banda larga à internet, voltado principalmente ao mercado pessoa física, além de empresas de pequeno e médio portes como escolas, centros públicos de internet como lan houses e cyber cafés. O Vivo Flash está disponível em quase duas mil cidades no Brasil. É uma alternativa a outras formas de conexão devido ao preço, cobertura, velocidade no tráfego de dados e portabilidade, ou seja poder levar a internet a qualquer lugar dentro da área de cobertura da operadora, bastando acoplar novamente o modem a outro computador.
Em oferta promocional de lançamento, os clientes podem contratar o serviço em três planos, que atendem a diferentes perfis de consumo: o Vivo Flash Light, que sai por R$39,90 ao mês com 500MB de franquia; o Vivo Flash Plus, por R$69,90 mensais e 4GB de tráfego; e o Vivo Flash Ilimitado, por R$99,90 e sem limite de navegação.
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TIM está presente em todo o país
A TIM, empresa do Grupo Telecom Italia Mobile, é a única operadora móvel que está presente em todos os estados brasileiros, atendendo a mais de 2,5 mil municípios. Na Bahia, oferece sinal em 178 localidades e ainda possui três lojas próprias e 37 pontos TIM, sem contar os parceiros. A TIM começou a operar no Brasil em 1998, com o lançamento do serviço TDMA no estado da Bahia. Hoje, utiliza a tecnologia GSM.
A empresa tem conciliado novidades na oferta de serviços com inovação tecnológica. Seu último lançamento foi a oferta da promoção Sete Centavos para seus novos e atuais clientes dos planos Pré-Pagos e Conta Fixa. Ela permite que eles falem, sem limites de minutos, em ligações locais com números TIM pagando apenas R$0,07 por minuto, em qualquer horário e dia da semana até fevereiro de 2008. A mesma tarifa é válida para o envio ilimitado de torpedos. A adesão é gratuita e não exige recarga mensal para mantê-la ativa.
Já os clientes dos planos Pós-pagos podem realizar ligações locais e de longa distância nacional de TIM para qualquer TIM no Brasil com tarifa zero até fevereiro de 2008. São 500 minutos por mês, sendo 460 minutos em chamadas locais e 40 minutos em ligações DDD, usando o código 41. O diretor de marketing da operadora, Marco Lopes, explicou que um cliente que recarrega R$15 pode falar mais de 200 minutos para números TIM.
Recentemente, a TIM realizou parceria com a Warner Music e Nokia para lançar um aparelho multimídia com conteúdo de DVD musical. O Nokia N70 Music Edition vem com vídeos do show do Barão Vermelho gravado em 2005 e lançado como DVD ano passado. São 12 músicas do primeiro DVD da banda gravado ao vivo, com os principais sucessos dos 26 anos do grupo. O celular vem com um cartão de memória com capacidade de 1GB. O conteúdo do DVD, no entanto, está inserido em um cartão extra de 512MB, fornecido junto com o aparelho.
http://www.correiodabahia.com[....]cios/noticia.asp?codigo=137927[ This Message was edited by: Claro on 2007-09-28 19:56 ]
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Posted: 2007-09-28 20:49:23
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Vivo e Claro disputam Amazônia Celular
Telefônica e Portugal Telecom revelam não terem intenção em vender a Amazônia
Nova disputa surge no cenário das telecomunicações: Vivo e Claro desejam a Amazônia Celular. Na retaguarda das operadoras brasileiras estão as gigantes multinacionais Telefônica e Telmex, arquiinimigas na disputa pelo usuário latino-americano de telefonia, banda larga e TV por assinatura. A Telefônica tem metade do controle da Vivo e a Telmex controla a América Móvil, dona da Claro.
Dias atrás, o presidente da Claro, João Cox, disse que o interesse pela Amazônia Celular não havia arrefecido com a compra de faixa de radiofreqüência na região Norte, durante leilão recém-realizado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e que os acionistas cuidariam de acertar preço e condições.
Em resposta a essa manifestação de interesse, o presidente da Vivo, Roberto Lima, garantiu que não há intenção dos acionistas Telefônica e Portugal Telecom em vender a Amazônia Celular. Embora seja conhecida a regra que impede a sobreposição de licenças na mesma região - e a Vivo já possuía operação na Amazônia - , Lima prefere o caminho da solução regulatória junto à Anatel.
E desmente Cox: "Não existe negociação nenhuma entre nós para vender a Amazônia". Alegando interesse estratégico na operadora da Amazônia, o executivo justifica dizendo que é preciso escala para encontrar o ponto de equilíbrio entre o capital investido e o retorno financeiro em região extensa e de população pouco adensada como a Amazônia.
Por isso, sobrepor as carteiras de clientes desponta como a alternativa mais viável, mesmo que a faixa de freqüência tenha de ser devolvida. "Não quero adiantar nada, a Anatel é que vai definir o que pode ser feito", afirmou.
Em seguida, Lima referiu-se ao fato de a Claro também estar diante da proibição de sobrepor duas licenças, uma vez que ela acaba de adquirir uma faixa na Amazônia no leilão de sobras.
A Vivo possui 1,75 milhão de clientes na região, enquanto a Amazônia Celular, que foi objeto de negociação recente, em conjunto com a Telemig, possui 1,3 milhão de usuários. Se a Claro ficar com a Amazônia, passará à frente da TIM e ocupará o 2 lugar em número de clientes. E é justamente isso que a Vivo quer impedir, não importa sob que custo, analisam especialistas do setor.
http://www.itweb.com.br/noticias/index.asp?cod=42550
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Posted: 2007-10-01 21:27:44
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Conheça o novo Site da Claro
Acesse
http://www.claro.com.br[ This Message was edited by: Claro on 2007-10-02 09:33 ]
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Posted: 2007-10-02 10:32:14
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