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Claro Posts: 147

Claro espera apenas autorização para Anatel para operar serviços de terceira geração

FLORIANÓPOLIS - O presidente da Claro, João Cox, garantiu hoje que a operadora já está pronta para oferecer o serviço de terceira geração da telefonia móvel, mais conhecido como 3G. Segundo o executivo, a empresa aguarda apenas a autorização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para iniciar o funcionamento das torres. Só falta ligar, afirmou Cox.

A operadora construiu uma rede de 3G na freqüência de 850 megahertz (MHz), em que já atua. A Claro está aproveitando os espaços que ficaram ociosos com a migração dos clientes do padrão tecnológico TDMA, que é oferecido nessa faixa, para o GSM. Para isso, a empresa não precisa aguardar o leilão de 3G que será promovido pela Anatel até o início do próximo ano.

Apesar disso, o executivo garantiu que a empresa irá participar do leilão para obter licenças na faixa de 2,1 gigahertz (GHz).Em complemento, Cox afirmou que a Claro dará continuidade à sua política agressiva de subsídios, que consiste especialmente da distribuição gratuita de aparelhos aos clientes que aderem a seus planos pós-pagos. Não vejo o subsídio como algo danoso para a população. Vamos continuar com essa política para a terceira geração, disse.

Além disso, o presidente da Claro informou que a empresa já comprou alguns aparelhos com a tecnologia 3G, porém preferiu não revelar o modelo e nem a quantidade adquirida.

fonte: http://oglobo.globo.com/economia/mat/2007/10/02/297977894.asp

Claro faz mistério mas diz ter rede 3G pronta

FLORIANÓPOLIS (Reuters) - A empresa de telefonia celular Claro está com sua rede de terceira geração "pronta, faltando apenas ligar", e aguarda a definição do leilão de frequências da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para poder operar, disse nesta terça-feira o presidente da companhia, João Cox.

Sem revelar em que áreas a rede 3G está montada, quando a operação deve começar ou quanto a empresa gastou com os dois fornecedores, Ericsson e Huawey, Cox informou que a empresa obteve uma licença para fazer testes em Fortaleza.

Segundo Cox, na capital do Ceará a Claro alcançou taxas reais de transferência de dados de 1,2 a 1,4 megabit por segundo, quase três vezes a velocidade média de uma conexão banda larga fixa no país.

Segundo o diretor de engenharia e operações da operadora, Eduardo Moreno, nas localidades onde a rede 3G da operadora foi montada o número de antenas da tecnologia supera a quantidade de antenas que transmitem em padrão TDMA. Esse padrão é um dos primeiros sistemas de telefonia celular digital e está sendo progressivamente substituído pelos populares formatos GSM e CDMA.

Um dos primeiros serviços que poderão ser fornecidos pela rede 3G será o de videoconferência, disse Moreno, além de downloads de vídeos.

Cox afirmou que Claro vai seguir com a estratégia de oferta de celulares de graça em planos pós-pagos também na terceira geração, e que existem atualmente no país seis modelos de aparelhos 3G autorizados a funcionar pela Anatel. "Obviamente, eles já foram adquiridos (pela Claro)", disse o executivo a jornalistas durante a feira de telecomunicações Futurecom.

A Anatel informou nesta terça-feira que pretende aprovar o edital da licitação de frequências de terceira geração este mês e o leilão poderia ocorrer já em novembro.

Com a rede pronta e depois de ter pago ágios de mais de mil por cento para obter frequências 2G em algumas áreas, no leilão realizado em setembro pela Anatel, Cox afirmou que "seria estranho a Claro não querer ir para o leilão de 3G".

fonte: http://oglobo.globo.com/economia/mat/2007/10/02/297977870.asp
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Posted: 2007-10-03 01:20:10
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Claro Posts: 147

Lançamentos Claro - Outubro 2007

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-Consulte mais funções no site do fabricante.
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Posted: 2007-10-10 02:33:53
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marcusmaffei Posts: 0

Unicel anuncia aquisição de licença da faixa de extensão em 900 MHz

Por Redação do Computerworld
Publicada em 15 de outubro de 2007 às 11h59
Atualizada em 15 de outubro de 2007 às 12h09
E-mail Imprima Comente Erros? del.icio.us Digg a a a

São Paulo - Operadora de telefonia móvel de São Paulo investiu 15 milhões de reais para obter licença de uso em 63 municípios da área 011.

Depois de investir 15 milhões de reais, a Unicel – operadora de telefonia móvel de São Paulo – adquiriu a licença de uso da faixa de extensão em 900 MHz, que corresponde a 2,5 mais 2,5 MHz.

A licença autoriza a utilização da faixa em 63 municípios da área 011 e completa a faixa que já estava sob domínio da Unicel, de 1800 MHz (15 + 15 MHz).

Em junho, a operadora assinou o Termo de Autorização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para exploração da banda E na região do prefixo 011. Ao adquirir a licença para operar em 1800 MHz, a operadora poderia, caso desejasse, obter a licença para a faixa de extensão em 900 Mhz, direito que acaba de exercer.

Com esta nova freqüência, a Unicel poderá oferecer a seus futuros clientes os benefícios da maior cobertura e recepção em estradas, áreas rurais, interior de shoppings centers, aeroportos, túneis e nos prédios comerciais das áreas centrais.

Por outro lado, a Unicel terá menor custo em sua operação, pois precisará de uma menor quantidade de sites para atender determinadas regiões onde a capacidade de tráfego exigida é menor.

Em 16 de março deste ano, a Anatel, em um comunicado, sua Comissão Especial de Licitação (CEL) habilitou oficialmente a Unicel do Brasil Telecomunicações Ltda. como vencedora do Lote 1 (cidade de São Paulo e mais 63 municípios circunvizinhos), na subfaixa/banda “E” da licitação 002/2005/SPV.

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Posted: 2007-10-18 18:34:30
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Claro revela o melhor do Rio de Janeiro

Filme: http://br.youtube.com/watch?v=Zlbsh_YOs0E

Com o conceito “O Rio é igual à Claro: tem muito mais para oferecer do que você imagina”, a F/Nazca lançou campanha de TV, mídia impressa e mídia exterior que pretende revelar o melhor da cidade e aproximar a marca dos cariocas.

No filme “Praia”, de 30 segundos, a modelo Juliana Galvão apresenta um local pouco conhecido da cidade, sem revelar exatamente qual é. Para descobrir como chegar a esse lugar, o espectador é convidado a enviar um torpedo gratuito para a Claro ou acessar o site da empresa, que tem um hotsite específico com dicas destas descobertas.

O filme convida o consumidor a conhecer melhor as vantagens da Claro fazendo uma analogia com o Rio através da seguinte assinatura: Rio de Janeiro e Claro: duas coisas que vocês precisa conhecer mais.

Filme: http://br.youtube.com/watch?v=Zlbsh_YOs0E

[ This Message was edited by: Claro on 2007-10-18 20:52 ]
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Posted: 2007-10-18 21:48:44
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Lançamentos Claro

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LG Orion (MG296)



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[ This Message was edited by: Claro on 2007-10-19 01:58 ]
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Posted: 2007-10-19 02:53:59
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Claro Posts: 147

2º filme da campanha Claro e Rio de Janeiro.

http://www.youtube.com/v/IsXQ2Y2qJYA
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Posted: 2007-10-20 02:03:24
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Claro Posts: 147

Gestão saneada leva ganhos à Claro

São Paulo, 23 de Outubro de 2007 - O presidente João Cox colocou ordem na casa. A partir daí os resultados foram aparecendo. O comando centralizado e forte do presidente da Claro, João Cox Neto, está sendo apontado por especialistas do mercado de telecomunicações como fator responsável por parcela significativa dos bons resultados obtidos pela operadora no terceiro trimestre, apesar da agressividade das concorrentes Vivo, TIM, Oi e BrT.

Com 28 milhões de clientes e 24,82% de fatia de mercado, a Claro registrou Ebitda (resultado operacional antes de juros, amortização, impostos, depreciação e despesas financeiras) de R$ 634,6 milhões, um salto de 123,4% sobre o mesmo período do ano passado. A margem Ebitda alcançou 25%, um patamar 11,7 pontos acima do obtido há um ano.

A operadora foi a filial da América Móvil que mais adicionou clientes à base (1,7 milhão no trimestre), expandindo principalmente o segmento de pós-pagos, que avançou 41,5%. O volume de pré-pago cresceu 23,1%.

A operadora viu sua receita líquida de serviços avançar 24,2% em doze meses, para R$ 2,2 bilhões, enquanto a receita líquida total atingia R$ 2,5 bilhões, embutindo crescimento de 18,9% sobre o ano passado.

Naturalmente, existe um contexto favorável de mercado garantindo o bom êxito da companhia controlada pelo grupo de Carlos Slim Helu, além do bom nível de caixa e uma estratégia bem-focada. Segundo o diretor financeiro Eduardo Lubisco, a Claro desfruta de um momento mais propício do que as outras subsidiárias do grupo América Móvil na América Latina, porque tem índice de penetração da telefonia celular inferior e maior potencial de crescimento.

Gestão de pessoas

Ao assumir a empresa, em maio do ano passado, no início em cargo operacional e em seguida no alto comando, substituindo o mexicano Luis Cosio, Cox encontrou uma gestão dissociada. A disputa pelo poder minava as iniciativas da companhia, e ocorria no âmbito das diretorias regionais. De olho no cargo de Cosio, cuja volta ao México já estava prevista, Eduardo Giesta, de São Paulo, e Rogelio Viesca, nas demais regiões no País, polarizavam a gestão, retirando o foco do negócio.

Com a chegada de Cox ambos saíram e as disputas foram apaziguadas. Apesar de egresso da área financeira na Telemig e Amazônia Celular, o executivo mostrou liderança de pessoas capaz de reverter o imbróglio interno. Para isso contou com o apoio firme do braço direito de Daniel Haj, o responsável para as operações fora do México, Carlos Cardenas.

A promessa feita por Cox um ano atrás foi cumprida e a empresa iniciou um período de reconquista dos bons resultados. Sob o nome de BCP, controlada pelo Banco Safra e pela Bellsouth, a operadora já havia ostentado Ebtida de 48% e o título de melhor receita média por usuário (no jargão Arpu).

Futuro à porta

Além de mostrar reação em todos os aspectos, a Claro está prestes a dar um passo à frente de suas concorrentes no quesito tecnologia, de grande relevância para o segmento de telefonia móvel. A empresa implantou uma rede de terceira geração em seis capitais - São Paulo, Rio, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife e Fortaleza - e vai virar a chave no dia seguinte ao que a Anatel der o sinal verde.

Cox informou que o primeiro grande serviço de terceira geração será a videoconferência, na qual as pessoas se ouvem e se vêem na tela do celular. A Telemig está na mesma situação que a Claro, pronta para inaugurar a 3G, à espera somente da autorização da agência para as estações radiobase.

A instalação de uma tecnologia mais avançada em 850 MHz, como está acontecendo, não é proibido por lei. "O que não é proibido é permitido", diz Cox citando a Constituição.
(Gazeta Mercantil/Caderno C - Pág. 1)(Thais Costa)

fonte: http://www.gazeta.com.br/inte[....]ram=21%2C0%2C+%2C979318%2CUIOU

Ebitda da Claro cresce 123% no terceiro trimestre

SÃO PAULO - A operadora de telefonia móvel Claro encerrou o terceiro trimestre com Ebitda (lucro antes de impostos, juros, amortizações e depreciações) de R$ 634,6 milhões, o que representa um crescimento de 123,5% em relação ao mesmo período de 2006, quando o indicador marcou R$ 284 milhões. A receita líquida de serviços mostrou um avanço de 24,2% no intervalo, para R$ 2,219 bilhões.

Companhia de capital fechado, controlada pela gigante mexicana América Móvil, a Claro não divulga o valor da última linha de seu balanço, ou seja, o lucro líquido. O crescimento do Ebitda no terceiro trimestre se deve, segundo a empresa, ao crescimento de sua base, que recebeu cerca de 1,7 milhão de novos clientes no período entre julho e setembro deste ano. Com isso, a fatia da Claro no mercado brasileiro saltou de 23,13% para 24,82%.

A base de clientes pós-pagos, a mais rentável para as operadoras, foi a que mais cresceu. O segmento fechou o terceiro trimestre com 5,253 milhões de clientes habilitados, número que supera em 41,6% aquele verificado no mesmo período do ano passado. Sobre o segundo trimestre, o avanço foi de 9,9%.

Atualmente, a base total da Claro conta com 27,981 milhões de clientes, dos quais 81,23% são pré-pagos e 18,77%, pós-pagos. A média do mercado nacional se situa em uma base chamada 80-20, ou seja, com 80% de clientes pré e 20%, pós-pagos. Apesar da política agressiva da operadora para atrair clientes ao segmento pós-pago, o presidente da Claro, João Cox, afirma que a companhia não estipula metas para essa relação. Nossa intenção é ser líder em todos os segmentos, resumiu o executivo, também sem dizer para quando espera a chegada à liderança.

fonte: http://oglobo.globo.com/economia/mat/2007/10/22/316828048.asp

TIM entra no mercado de telefonia fixa

A junção de um número fixo e um móvel num único chip é o mais novo lançamento da TIM. Para utilizar o novo serviço, adaptável em qualquer modelo de aparelho GSM, é preciso ter uma linha de celular da operadora. A assinatura do TIM Casa Flex custa R$29,90, com franquia de 200 minutos de chamadas para números fixos, e minutos adicionais a R$0,15. A contratação pode ser feita também pelo modo pré-pago, com pacote de 50 minutos de ligações para telefones fixos, pelo valor de R$9,90, sem assinatura. A novidade marca a estréia da companhia no mercado de telefonia fixa, e começa a ser disponibilizada hoje aos consumidores baianos.


O diretor regional da TIM, Luiz Gonzaga Leal, explica que a linha fixa, que será iniciada sempre pelo dígito “4”, funciona apenas na área que o cliente definir como residencial. “O local cadastrado não precisa necessariamente ser a casa onde ele mora; pode ser, por exemplo, o escritório. Quando o cliente estiver dentro dessa área, a linha fixa é ativada. Ao sair da zona determinada, as ligações que forem feitas para o fixo serão automaticamente encaminhadas para a caixa postal”, diz o executivo.


Fora da área cadastrada, o serviço funciona como um celular convencional, sendo tarifado apenas pelo consumo, de acordo com as tarifas de telefonia móvel. Leal salienta que o número fixo contará com benefícios oferecidos pelo serviço móvel sem custo adicional, como agenda eletrônica, identificador de chamadas, conferência e chamada em espera.


O executivo conta que o novo produto pega carona no sucesso do TIM Casa, produto lançado no final do ano passado pela empresa, que contabilizou 400 mil acessos no país em dez meses de operações. “A principal diferença para o novo serviço é que o TIM Casa Flex une os números fixo e móvel num mesmo aparelho e quem faz a ligação para o fixo paga pela tarifa do fixo”, compara.


Os dados de consumo do número fixo serão apresentados na mesma fatura do número móvel que o cliente TIM recebe mensalmente. O TIM Casa Flex é a primeira oferta resultante da licença do Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC), obtida pela operadora junto à Anatel em maio de 2007.

fonte: http://www.correiodabahia.com[....]omia/noticia.asp?codigo=139819


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Posted: 2007-10-23 18:30:51
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Claro Posts: 147

Anatel aprova compra de Telecom Italia pela Telefónica

O ministro das Comunicações, Hélio Costa, confirmou hoje à Folha Online que a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) aprovou a compra de parte da Telecom Italia pela espanhola Telefónica. De acordo com o ministro, a agência impôs restrições ao negócio, mas não detalhou quais os pontos de divergência.

A Telefónica, em associação com um grupo de bancos italianos, anunciou em abril a aquisição dos 23,6% que a Olimpia tinha da Telecom Italia.

No Brasil, a Anatel informou que avaliaria se a operação pode dar à Telefónica o monopólio no mercado de celular. A aquisição de parte da Telecom Italia pode fazer com que a Telefónica conquiste uma participação superior a 50% no mercado de telefonia móvel no país.

Isso pode ocorrer se for somada a participação da Vivo (compartilhada por Telefónica e Portugal Telecom) à da TIM (do grupo Telecom Italia).

No Brasil, o grupo América Móvil, que controla a Claro, questionou a operação.

O grupo, do magnata mexicano Carlos Slim, que também chegou a manifestar interesse pela Telecom Italia, apresentou um recurso à Justiça brasileira exigindo acesso aos documentos da operação.

A Claro alegou ser parte interessada no processo, já que a operação pode afetar as condições de competição no mercado nacional de telefonia celular. A Justiça negou à Claro o acesso à documentação. No entanto, o recurso adiou por várias semanas a reunião da Anatel para analisar a operação.

fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u339109.shtml

Anatel aprova compra da Telemig pela Vivo

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) aprovou nesta terça-feira por unanimidade a compra da Telemig pela Vivo. Não foram feitas restrições ao negócio.

A pedido da Vivo, a operação foi analisada separadamente da compra da Amazônia Celular --empresa que é controlada pela Telemig.

Inicialmente, não existem restrições para a aprovação da compra das operações da empresa em Minas Gerais, já que a Vivo não atua no Estado. Já em relação à Amazônia Celular há uma sobreposição de licenças, porque a Vivo possui autorização da Anatel para operar na região Norte.

Como é proibido por lei que uma mesma empresa tenha duas licenças para celular em uma mesma área, a tendência é que a Anatel exija que uma das licenças --ou da Vivo ou da Amazônia Celular-- seja devolvida à agência para ser leiloada novamente.

A Anatel ainda não definiu quando fará a análise da questão da Amazônia Celular.

Com esta compra e a vitória no leilão de novas freqüências em seis Estados no Nordeste, a Vivo passou no final do mês passado a ter presença em todos os Estados brasileiros.

fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u339143.shtml
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Posted: 2007-10-23 23:13:50
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Claro Posts: 147

No Brasil, Slim anuncia R$2 bi em investimentos da Claro em 2008

BRASÍLIA (Reuters) - O milionário mexicano Carlos Slim anunciou nesta quarta-feira, após encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, investimento superior a 2 bilhões de reais em 2008 na operação de telefonia móvel Claro. A América Móvil, que pertence à Slim, controla a terceira maior operadora de celular do Brasil.

O anúncio vem no dia em que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou o edital de licitação de licenças do celular 3G (terceira geração, que permite, por exemplo, a vídeoconferência). A Claro já anunciou que participará do leilão, marcado para 18 de dezembro.

"A Claro está investindo muito, aumentando sua capacidade, sua presença nacional e, sobretudo agora, na terceira geração, os investimentos são muito importantes", afirmou Slim a jornalistas. "(Os investimentos da Claro) são maiores que 2 bilhões de reais para 2008", acrescentou.

Para obter licenças que permitam atuação nacional em 3G, uma operadora terá que dispor de, pelo menos, 636 milhões de reais, de acordo com o edital. Serão licitadas quatro faixas de frequência. A Vivo também já anunciou interesse em disputar as licenças.

A Claro também teria interesse em comprar a Amazônia Celular, que foi adquirida em agosto pela Vivo. Como as regras da Anatel determinam que uma empresa não pode ficar com mais de uma licença para operar numa mesma região, a Vivo teria que devolver uma de suas autorizações.

A visita de Slim ao Brasil acontece no dia seguinte à importante decisão da Anatel sobre a participação da espanhola Telefónica no capital da Telecom Italia, negociada na Europa em abril. O grupo mexicano, em parceria com a norte-americana AT&T, havia tentado adquirir o controle da Telecom Italia.

O milionário elogiou a aprovação com restrições do negócio Telefónica-Telecom Italia. A Anatel determinou a separação total das operações da Vivo e da TIM Brasil, controladas, respectivamente, por espanhóis (em parceria com a Portugal Telecom) e italianos.

"Creio que a decisão é muito boa, condicionada a que se defina o que (as empresas) vão fazer", disse Slim. "O que pedimos, o que queríamos, é que definam claramente o que vão fazer", acrescentou, ressaltando que a decisão da Anatel foi nessa direção.

O empresário afirmou não ter analisado ainda os detalhes, mas disse acreditar que a agência, "um dos melhores reguladores do mundo", tenha tomado as decisões adequadas.

Segundo Slim, no encontro com Lula, os dois discutiram o avanço da telefonia móvel no Brasil e banda larga. Ele destacou que, no ano que vem, a projeção é que três de cada quatro brasileiros terão um celular.

TV PAGA

Outra decisão da agência na véspera mexe com a correlação de forças em outro segmento do mercado de telecomunicações: a Anatel aprovou a compra da Way TV, operadora de televisão a cabo pela Oi, revogando veto anterior. Assim, a Oi torna-se mais uma operadora de telefonia fixa do país autorizada a atuar no mercado de TV por assinatura. Isso interessa a Slim porque o grupo mexicano é também sócio da NET Serviços, maior operadora de TV paga do Brasil. A Telefônica entrou recentemente nesse mercado.

Os mexicanos têm atualmente uma demanda na Anatel, pela liberação dos serviços 3G da Claro em faixa de frequência que ela já detém, antes mesmo do leilão de dezembro. Nesta semana, o presidente da Claro, João Cox, afirmou a jornalistas que está pronto para inaugurar os serviços avançados de celular assim que receber o OK da agência reguladora.

fonte: http://br.today.reuters.com/n[....]-TELECOM-CLARO-INVESTE-POL.XML
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Posted: 2007-10-25 01:36:49
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karlosperu Posts: > 500

que pena que tim sea compraba por telefonica

dios mio adonde estamos llegando
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Posted: 2007-10-25 01:55:08
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