>
New Topic
>
Reply<
Esato Forum Index
>
Regional >
Europe, Middle East and Africa
> Portuguese Forum - Finalmente!
Bookmark topic
Quote:
o homem que tanto criticou o antonio guterres por ter abandonado o cargo a meio acabou de fazer o mesmo
Errr...hmmm... a situação não é bem a mesma. O Guterres, segundo ele, saiu porque perdeu as autárquicas. Segundo eu, saiu porque viu que o país caminhava para a merda!
Quote:
uma partidocracia depois de 48 anos a lutar para dar o poder ao povo
É quase. É uma Democracia Parlamentar, ou seja, os eleitores votam num partido. Não é como os estados Unidos em que votam num presidente que por sua vez escolhe o seu governo.
Quando foste votar (se é que votaste, porque senão nem podes reclamar pela "falta de democracia" desta situação), votaste num partido. Pelo menos eu lembro-me de ler "PSD", "PS", "CDU" e não li "Durão Barroso", "Ferro Rodrigues" ou "Carlos Carvalhas".
Resumindo, o partido vencedor tem o direito de formar governo (lá está, se o PARLAMENTO o aprovar).
A sua organização interna é isso mesmo: Interna!
Um pequeno àparte político:
Como dizia um amigo meu acerca dos festejos da Vitória de Portugal sobre a Inglaterra:
"Não via tanta gente na rua desde o 25 de Abril. Só que agora é por uma razão válida."
P.S.-Acho que já percebram qual é a minha cor política:
Vermelho e Verde

. PORTUGAL! PORTUGAL! PORTUGAL! PORTUGAL! ...
[ This Message was edited by: Krubach on 2004-06-29 14:20 ]
--
Posted: 2004-06-29 15:13:12
Edit :
Estou com o Krub. E o Guterres declinou porque sabia m.... que deixava para trás. O Durão vai, a meu ver bem, porque está seguro do que fez, e não acho lógico que agora interrompam abruptamente o rumo que o país está a levar, e que só poderá ser julgado convenientemente daqui a dois anos...aí vai ser tipo Scolari, haverá muita gente a engolir sapos...
É claro que o Ferro sabe que é agora ou nunca, pois se não houver eleições vai ser corrido pelo próprio partido...daí o fervor com que pede eleições...
Tretas...
--
Posted: 2004-06-29 15:21:39
Edit :
@Arez
Nem mais.
Toda a gente atenta á vida política sabe que as medidas impopulares (mas importantes) têm que ser tomadas nos dois primeiros anos, para depois nos outros dois a coisa "acalmar".
Seria injusto para a coligação sair agora.
E para aqueles que vão dizer "Mas o Guterres tb saiu ao fim de dois anos", eu digo: Pois! Só o governo dele só soube tomar medidas populares porque sempre teve medo das impopulares...
--
Posted: 2004-06-29 15:25:38
Edit :
Nao posso deixar de concordar com vocês ( Arez e Krub) mas tb temos de analisar a coisa por outro lado se o governo esta tao seguro do "trabalho competente " que realizou até aki entao que venham as eleiçoes antecipadas é por isso que estamos numa democracia e nao numa anarquia o problema nao é o primeiro ministro mas sim o governo pq é isso que elegemos quando votamos para as eleiçoes legislativas e que muita gente nao compreende,nao é o josé maria ou o manuel maria ou ainda o francisco maria que está em causa,é sim quem nos representa e nós é que somos PORTUGAL.Só uma pequena correcçao nao se via tanta gente nao rua mas nao era desde o 25 de abril mas sim desde o 1 de Maio... Apesar de me identificar mais á esquerda acho que esta politica governativa ( á parte de certas coisas) deve seguir em frente nomeadamente na parte economica e financeira,sim pq para parte social esqueçam,isso faz parte da ideologia de esquerda e nao de direita. Bonito,Bonito era que akela cambada de chulos que la anda se entendessem de uma vez por todas e trabalhassem em conjunto para beneficio do País em vez de andarem preocupados com "tachos e panelas",mas isso é uma utopia...
--
Posted: 2004-06-29 16:36:18
Edit :
Em termos políticos, concordo plenamente com estes 3(-1) posts. A minha opinião fica bem formada c o conteúdo dos mesmos, não é necessário repetir! Sei que o país está com um pessimismo muito firme, mas acho que o governo deveria continuar até ao fim, de forma a provar aquilo que prometeu. Se hover eleições antecipadas, decerto será o PS o vencedor, e se sempre houver a tão aclamada retoma, quem fica c os louros é o PS, injustamente!!! Política à parte, se alguém tiver na praia em Portimão que diga qualquer coisa para bebermos um copo. Hehe. Que belos banhos... ;p
[ This Message was edited by: ThaZouk on 2004-06-29 15:47 ]
--
Posted: 2004-06-29 16:44:00
Edit :
Em relação a toda esta situação política apenas tenho a tecer alguns comentários, que se me afiguram importantes.
- Ter o Durão Barroso como Presidente da Comissão Europeia, é algo extremamente prestigiante para um país pequeno como Portugal. Não significa que daqui possam advir coisas muito boas (mais dinheiro, poder, etc), pois a nível de decisões o cargo que ele vai ocupar assim não o permite, mas a nível de alguns lobbies e decisões até poderá trazer vantagens.
- Procupa-me é a instabilidade dentro da própria coligação, Santana Lopes não acolhe a simpatia nem de 60% dos membros do PSD, se bem que para o PP o Santana Lopes não é problema, dadas as boas relações do Paulo Portas com este. Os outros nomes do PSD que se afiguram não geram consenço no PP, nem aceitação.
- Se o PR convocar eleições antecipadas, o processo demorará 3 meses, só em outubro é que poderão existir, e até lá a governação fica em banho maria, o que do ponto de vista extrictamente económico, e visto estarmos numa fase de "levantamento da crise" isto poderia arrastar-nos para a curva descendente de novo.
- Manuela Ferreira Leite, tomará pose Quarta, e será Prmeira-Ministra interina, mas já se sabe que não pretende trabalhar com Santana Lopes.
- Com toda esta confusão o mais certo é mesmo um novo Congresso Nacional do PSD, para eleger novo líder, e consequentemente novo Primeiro Ministro.
- Quanto à oposição, estão a fazer o papel deles, e não a pensar em Portugal e no melhor para o pais. Claro que Ferro Rodrigues, apos as Europeias e com o descontentamento generalizado das pessoas, sabe que tem muitas hipoteses, e não é nenhum tolinho... está a tentar aproveitar... Mas a oposição devia era preocupar-se com o que é melhor para Portugal, ou seja estabilidade, e não desencadear a guerra politica, que so se verá bem, depois do Euro pois agora ninguém ainda liga muito a tudo isto...
[ This Message was edited by: Turistapt on 2004-06-29 15:48 ]
--
Posted: 2004-06-29 16:47:52
Edit :
Primeiro de tudo penso que é importante esclarecer uma coisa. Quem escolhe o governo é o Presidente da República, os eleitores elegem os deputados.
Acho que quer com eleições antecipadas quer com a eleição de um novo presidente do PSD, Nós todos vamos sair a perder.
Continuo com a opinião de que a ida do Durão Barroso para Presidente da comissão da união europeia não vai trazer nenhum benefício para o país, apenas lhe trará benefícios pessoais.
E assim vai o país do tudo vale!!!
--
Posted: 2004-06-29 17:40:36
Edit :
Quote:
On 2004-06-29 17:40:36, ivog_rocha wrote:
Primeiro de tudo penso que é importante esclarecer uma coisa. Quem escolhe o governo é o Presidente da República, os eleitores elegem os deputados.
Segundo que tudo penso que é importante esclarecer uma coisa:
O Presidente não escolhe governo nenhum!!!!!!!!!!
No máximo, aceita ou não os ministros (e consequentemente o primeiro ministro tb) indicados pelo partido vencedor!
@goamix - A piada do 25 de Abril referia-se ao 25 de Abril de 74. E não passa de isso mesmo, uma piada.
[ This Message was edited by: Krubach on 2004-06-29 17:01 ]
--
Posted: 2004-06-29 17:59:45
Edit :
Ivo, como podes garantir que país vai perder???? O que é claro é que vai perder todo o esforço que foi feito nos ultimos dois anos se houver eleições e mudança de governo...tudo o que foi feito cairá em saco roto (rotíssimo)
--
Posted: 2004-06-29 18:14:17
Edit :
@Krubach: Claro, que quando digo que é o PR que escolhe o governo, quero dizer que é ele quem tem a última palavra.
Peço desculpa se não fui esclarecedor.
@Arez: é apenas a minha opinião, nada mais do que isso. E espero muito sinceramente estar errado.
--
Posted: 2004-06-29 18:19:24
Edit :
New Topic
Reply