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Network operators : Caribbean, Latin and South America : Brasil - TIM programa investimentos de R$ 7,2 bi para o triênio 2008-2010
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O presidente da TIM Participações, Mario Cesar Pereira de Araujo, apresentou ontem (06/03) para o conselho de administração e investidores da companhia na Itália os planos da empresa para os próximos anos. A companhia, que investiu 1,93 bilhão de reais em 2007, programa cerca de 7,2 bilhões de reais para os três anos entre 2008 e 2010, o que equivale a uma média de 2,4 bilhões de reais por ano.

Segundo a planilha apresentada por Araujo, e divulgada ao mercado de capitais brasileiro, dos 7,2 bilhões de reais projetados, a TIM pretende investir 43% em rede, ou 3,1 bilhões de reais. Outros 21% - 1,5 bilhão de reais - serão aplicados na parte administrativa da companhia, dos quais 19% no pagamento das licenças de terceira geração adquiridas em dezembro passado.

A área de TI deve receber 1,44 bilhão de reais nesses três anos, ou 20% do total programado, enquanto a área comercial da companhia, que terá de se adequar às novas ofertas de serviços de 3G, vai receber 17% do total, ou algo como 1,2 bilhão de reais.

Segundo a apresentação do executivo, a TIM espera se beneficiar da força de sua marca, da presença nacional - algo que, por enquanto, só ela tem - e do que chamou de "inovação em termos de marketing e tecnologia" para buscar a liderança no mercado brasileiro.

Ela adquiriu uma licença de telefonia fixa para todo o País em 2007 que lhe permite oferecer serviços convergentes e tentar atrair para si o tráfego da telefonia fixa.

A TIM é hoje a segunda maior do Brasil em número de clientes, atrás apenas da Vivo, mas tem a Claro em seu encalço. A TIM fechou o ano com 31,3 milhões de assinantes e a Claro, 30 milhões.

Esta semana, em teleconferência com os jornalistas sobre o balanço de 2007, o presidente da TIM afirmou que a empresa está na fase final de acertos com os parceiros para a oferta dos serviços de 3G nas principais capitais até o final deste mês. Segundo ele, a empresa está "quase pronta", mas quer lançar os serviços "com qualidade e com os melhores parceiros".

Ele salientou, no entanto, que a TIM não pretende produzir conteúdo e, por isso, fecha parcerias com os programadores para ter serviços como os de TV no celular.

A partir de 2008, ele citou, em sua apresentação na Itália, os desafios que a companhia tem à frente no mercado brasileiro, como o fato de que não será mais a única com cobertura nacional (a Vivo e a Claro também terão essa condição), além do início da portabilidade numérica no segundo semestre e da entrada da Oi em São Paulo, um dos principais mercados do País.

Além disso, a Vivo se fortaleceu com a compra da Telemig Celular e a Oi negocia a compra da Brasil Telecom, o que pode criar outra companhia de cobertura nacional no Brasil.

fonte: http://computerworld.uol.com.[....]2-bi-para-o-trienio-2008-2010/
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Posted: 2008-03-07 18:07:47
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